Com a terceira vitória diante da representação do América/UNIRP/Rodobens/SMEL/Abzil, na série decisiva, o alvinegro piracicabano traz para casa o troféu da principal competição estadual do primeiro semestre e consagra-se com uma campanha espetacular e uma das melhores temporadas dos últimos anos.
Na história do quarto confronto entre o basquetebol do XV de Piracicaba e o América de São José do Rio Preto, na casa do adversário, o alvinegro piracicabano era todo pressão desde o início da partida, atacando com garra e determinação e mantendo uma boa atuação do sistema defensivo.
No segundo quarto, a equipe da casa até que tentou furar a defesa quinzista, mas a equipe comandada pelo técnico Baiano jogou novamente seu melhor basquetebol e não deu chances de reação para a representação do América. Ao final da partida, o XV fechou o primeiro tempo com vitória parcial de 41 a 34.
Na volta para o terceiro quarto, o XV continuou com um excelente rendimento e jogou determinado, comandando a partida e mantendo a vantagem no placar até o final da terceira etapa: 55 a 50.
No último e decisivo tempo, a defesa do XV de Piracicaba fechou às portas para o ataque adversário, enquanto a equipe piracicabana ampliava o marcador para garantir a vitória da equipe do XV/Cosan/Bom Peixe/Unimed/Selam que conquistou merecidamente o título inédito do Torneio Novo Milênio.
O lateral Caio, um dos grandes destaques da equipe piracicabana, foi o cestinha da partida com 23 pontos, o pivô Marcão converteu 18 pontos para a representação do XV.
No retrospecto da equipe no Torneio Novo Milênio 2011, o basquetebol quinzista jogou 25 partidas em todas as fases do campeonato e obteve 19 vitórias. Nos confrontos realizados em Piracicaba, o elenco piracicabano manteve 100% de aproveitamento. Diante de sua dedicada torcida, o XV conquistou 13 vitórias em 13 jogos disputados na temporada 2011.
Na primeira fase da competição, o alvinegro fez 16 partidas, venceu 12 e classificou-se na primeira colocação entre todas as equipes participantes da competição estadual.
Pela fase playoff, o XV despachou o Regatas/Campinas pelas quartas-de-final e eliminou o G.E. Mogiano, de Mogi das Cruzes na semifinal.
Na série decisiva do Torneio Novo Milênio, o basquetebol do XV de Piracicaba fez 3 a 1 contra a representação de São José do Rio Preto, vencendo os dois jogos em Piracicaba: 93 a 78 e 91 a 79, perdeu o terceiro confronto por apenas um ponto: 73 a 72 e conquistou o título após vencer a quarta partida do playoff pelo placar de 71 a 64.
Para o presidente da Associação de Basquetebol XV de Piracicaba, André Gustavo Bandeira, o título inédito é merecido porque é fruto de um trabalho sério de uma equipe batalhadora e que mostrou a força do XV de Piracicaba, vencendo fora de casa e trazendo mais esta conquista para a nossa cidade.
“Esse título sintetiza a união da equipe de basquetebol do XV de Piracicaba, que durante todo o campeonato contou com a atuação da diretoria que deu o apoio necessário fora de quadra, enquanto a comissão técnica e atletas faziam sua parte nas partidas. É preciso ressaltar ainda a ajuda de patrocinadores e apoiadores que contribuíram para tornar o sonho em realidade”, completa o presidente.
O diretor de esportes Marcello Sanches acredita que a conquista do título mostra que a equipe está no caminho certo.
“É apenas o primeiro título de muitos outros que estão por vir”, disse Marcello.
O técnico Baiano ressaltou o compromisso do elenco que soube trabalhar durante todo o campeonato e buscar o objetivo maior que era o título inédito do Torneio Novo Milênio.
“É um elenco vitorioso e que jogou unido em todas as partidas para consagrar-se com esta conquista”, finaliza Baiano.
A equipe de basquetebol do XV de Piracicaba campeã do Torneio Novo Milênio é formada pelos atletas: Feliz (lateral), Caio (lateral), Pablo (ala-armador), Daniel Makita (lateral), Telmo (pivô), Savani (armador), Luciano (pivô), Adyb (ala-pivô), Júlio Cesar (ala-pivô), Fransérgio (lateral), Diego (armador), Marcão (pivô) e Leonardo Oliveira (ala-armador).
A comissão técnica é composta pelo técnico Baiano, assistente técnico Telmo, preparador físico professor Leonardo e mordomo Maguila.
fonte: Assessoria de Imprensa XV de Piracicaba