OLIMPÍADAS DE INVERNO EM SOCHI (RUSSIA) - BRASIL TEM DELEGAÇÃO RECORD
...Esta será a segunda vez que a Rússia sediará as Olimpíadas e a primeira vez que sediará os Jogos Olímpicos de Inverno. Anteriormente, o país sediou dos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, enquanto ainda fazia parte da União Soviética. Sóchi será a primeira cidade subtropical a sediar os Jogos de Inverno, sendo conhecida como destino de verão por causa do seu clima moderado.3Os Jogos serão realizados em dois clusters, o cluster costeiro em Sóchi sediando os esportes de gelo e o cluster das montanhas sediando os eventos de neve na Clareira Vermelha.
A preparação para os Jogos não envolveu apenas os locais de competição, mas também grandes obras nos sistemas de telecomunicações, potência elétrica, e transportes na área de Sóchi. Essas melhorias incluem a construção de várias arenas na costa doMar Negro, no Vale Imeretinsky, além das infraestruturas na Clareira Vermelha, que também são novas.
Além disso, a preparação para os Jogos esteve envolvida em várias polêmicas, como o alto nível de corrupção por parte das autoridades russas, os altos níveis de poluição e o desrespeito a comunidade LGBT russa.
Esses serão também os primeiros Jogos Olímpicos sob a presidência do alemão Thomas Bach a frente do Comitê Olímpico Internacional(COI).
Delegação recorde - A delegação brasileira terá 13 atletas em Sochi, recorde de participação nacional em Jogos Olímpicos de Inverno. Além de Jaqueline Mourão no biatlo e no esqui cross country; Leandro Ribela, também no esqui cross country; Isabel Clark, no snowboard cross; Josi Santos, no esqui aéreo; Jhonatan Longhi e Maya Harrisson, no esqui alpino, estão garantidos nos esportes na neve. Esta é a primeira vez que o Brasil classifica atletas no biatlo e esqui aéreo. As vagas brasileiras nos esportes no gelo são para patinadora Isadora Williams, responsável pela estreia olímpica do Brasil na modalidade. Da mesma forma, Fabiana dos Santos e Sally Mayara colocaram o Brasil pela primeira vez na competição feminina de bobsled. Após oito anos ausente, desde Turim 2006, o Brasil volta a ter uma equipe masculina de bobsled, com Edson Bindilatti, Edson Martins, Fábio Gonçalves e Odirlei Pessoni.
A maior delegação brasileira em Jogos Olímpicos de Inverno até hoje disputou Salt Lake 2002 com dez atletas em quatro modalidades (esqui alpino, esqui cross country, bobsled e luge). Na última edição, em Vancouver 2010, o Brasil participou com cinco atletas em três modalidades (esqui alpino, esqui cross country e snowboard). A primeira participação brasileira foi em Albertville, em 1992.Com informações do COB
Postar um comentário