SENADOR VITALÍCIO NO BRASIL - TÁ DUVIDANDO?

Se você ficou surpreso com o título, continue lendo.

A proposta já é antiga, remonta dos tempos em que o PT ainda era oposição (2005) e foi fartamente defendida por ambos os lados. Sim, caro amigo, a proposta de criação do cargo de Senador vitalício é real e antiga.

Dentro da proposta o cargo seria exercido pelos ex-presidentes da República que cumprissem 100% do seu mandato e, é claro, remunerado mas sem direito a voto. No estilo café com leite.

Escrita, editada e reescrita a proposta foi a plenário nesta terça-feira, enquanto você ainda comentava a vitória do Brasil diante do Peru na Copa América, como integrante do pacote de reformas políticas que estão a todo vapor.

Para nossa sorte, pelo menos por enquanto, a medida foi rejeitada por ampla maioria na Câmara dos Deputados.

Por outro lado a Câmara aprovou a proposta do voto impresso. Isso mesmo, se passar por todos os trâmites e sancionada a medida prevê que após a votação eletrônica seja impresso um comprovante com as informações e esses sejam depositados numa urna para eventual recontagem ou conferência.

Vítima de frequentes questionamentos quanto à segurança do voto eletrônico a proposta é vista com bons olhos pela população e pelos Deputados.




#Compartilhar: